SHENG NU
17:08 China , Geografia , Pyetra Baranda , Sheng Nu , Sociologia 0 Comments
A marca de produtos de beleza SK-II, multinacional japonesa atuante em quatro continentes, lançou em abril deste ano, uma campanha chamada "Marriage Market Takeover", algo como "Invadindo o mercado de casamentos". É mostrado no vídeo a existência de uma praça pública onde os pais deixam os perfis de seus filhos à mostra, com suas características listadas, para que eles encontrem pretendentes.
Algumas das frases dessas mulheres...
- "As pessoas acreditam que dentro da sociedade chinesa uma mulher solteira é incompleta."
- "Aqui, respeitar seus pais é o que mais importa e é a sua melhor qualidade. Você não se casar é o maior sinal de desrespeito à eles."
- "Talvez eu esteja sendo egoísta. Eu só queria pedir desculpas aos meus pais."
- "Eu só queria que meus pais entendessem meu jeito de viver".
- "Ela tem uma aparência normal. Não é muito bonita. É por isso que está sobrando."
- "Está na hora de resolver esse problema (não estar casada). Não seja tão cruel comigo."
- "Eu não quero casar apenas por casar. Não viverei feliz assim."
- "Mesmo se estiver sozinha (sem o apoio dos pais), eu vou ser feliz, confiante e ter uma vida boa."
- "Ao oposto do termo "mulher que sobra", eu tenho uma carreira promissora e existe um outro termo para mim: mulher poderosa."
- "Eu quero ter o tempo para conhecer a pessoa certa."
- "Eu estou bem sozinha. Eu gosto de ser solteira, eu me sinto livre."
Logo em seguida seus pais foram levados para ver o que suas filhas tinham escrito. Todos se emocionaram, disseram que elas deveriam ser orgulhosas por serem desse jeito, que as amariam mesmo que não se casassem, a mãe que disse que sua filha tinha uma beleza "normal", disse chorando "minha filha é linda.".
O vídeo tem mais de 2 milhões de curtidas, viralizou nas redes sociais, e na China foi compartilhado mais de 20 mil vezes na rede social Weibo. Uma chinesa comentou: "Eu sou solteira e precisava ver esse vídeo para saber que não estou sozinha e não tomei as decisões erradas. É possível ser feliz sem um homem. Não deveríamos ser punidas por nossas escolhas, já que não estamos prejudicando ninguém".
A empresa fez o anúncio com o objetivo de empoderar as mulheres do mundo todo, e lançou a hastag #changedestiny ("mude seu destino") como um movimento para que mais mulheres se sintam confortáveis para lutar contra os paradigmas de suas sociedades.
A praça do "Marriage Market" foi tomada por dezenas de mulheres que fizeram o mesmo e mostraram seu orgulho em seres solteiras e resistindo às pressões da sociedade. Como disse a marca na descrição do vídeo, "mulheres independentes afirmando que querem controlar seu próprio destino".
CANDOMBLÉ & UMBANDA
14:18 Candomblé , Pyetra Baranda , Religião , Umbanda 0 Comments
Tem suas raízes no continente africano, onde cada tribo praticava o culto à um único Orixá, de formas diferentes entre si, e é por isso que o nome "Candomblé" não pode ser usado para descrever essa religião na África, pois o panteísmo só vai ocorrer no Brasil.
O Candomblé é uma religião de linha espírita, ou seja, acredita em espíritos e nas almas encarnadas e desencarnadas, assim como um plano espiritual no qual elas se encontram.
As sessões de Candomblé nas Casas de Santo são feitas com médiuns que encorporam (o equivalente à "emprestar" seu corpo) para os Orixás, e somente eles podem fazer isso, por seu nível de espiritualidade, e somente os Orixás podem fazer a possessão, nenhum espírito que já viveu na terra irá estar em uma sessão de Candomblé.
Os Orixás ajudam na vida das pessoas, que vão até eles nos momentos de reuniões das Casas de Candomblé. Cada Orixá tem particularidades,um dia, uma cor, um jeito de se vestir, objetos que usa, uma comida específica, uma saudação, as vezes algum tipo de bebida, pode requisitar cigarros ou charutos, e a comunidade dessas Casas irá oferecer tudo isso ao Orixá.
Cada Orixá tem uma sessão diferente, eles não misturam suas energias. Por isso, antes de cada sessão as Casas de Espíritos irão se arrumar parar receber um Orixá específico, e antes que a sessão comece, o médium da casa irá pedir permissão à Deus para que o Orixá possa "descer" (do plano espiritual e participar da sessão). Também são feitos "trabalhos", que são as formas que o Orixá te guia para resolver algum problema seu, mas esse fator é variante. Normalmente você oferece um presente ao Orixá quando consegue resolver o que te incomodava, que podem ser uma das coisas que ele gosta (fumo,comida,bebida, etc).
Alguns exemplos de Orixás do Candomblé:
- Iemanjá ou Yemanjá: Deusa do mar, maternidade, psicologia e educação
- Oxalá: divindade mais respeitada, poder procriador masculino, criação, vida e morte
- Xangô: poder estatal, questões jurídicas, justiça.
Outros: Ogun, Nanã, Omolú, Ogum, Oxóssi, Oxum, Iansã, Exú, Obá, Oxumarê.
Ponto de Oxum - Eu vi mamãe Oxum na cachoeira
Oxalá mandou buscar - Ponto do Caboclo
REPRESENTAÇÃO DO BRASIL
17:32 Luiz Arthur 0 Comments
Judaismo
11:05 judaismo , Mateus Veiga , Religião 0 Comments
Testemunhas de Jeová
19:47 Mateus Veiga , Religião , Testemunhas de Jeová 0 Comments
KARDECISMO
21:54 Kardecismo , Pyetra Baranda , Religião 0 Comments
¹ Ideomotor: Efeito ideomotor. Os movimentos dos objetivos teriam acontecido devido á movimentos involuntários e inconscientes das pessoas ao redor. Leia mais sobre isso clicando aqui.
BUDISMO
17:38 Budismo , Marcelle Pinheiro , Religião 0 Comments
ISLAMISMO
16:16 Islã , Mateus Veiga , Religião 0 Comments
EVANGELISMO
17:52 Evangelismo , Religião , Sarah Pedrosa 0 Comments
Ao longo do tempo,as igrejas evangélicas foram se diversificando,e hoje possuem vários tipos ao redor do mundo.No Brasil,por exemplo,existem igrejas pentecostais,batistas,assembleias de Deus,Universais,etc.De acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE, os evangélicos passaram de 17% da população brasileira em 2000 para 22,3%.Entretanto,há muitas críticas no processo de crescimento e diversificação dessas igrejas no campo não só religioso,mas também midiático.
Com o passar dos anos, a invasão das novas tecnologias e a busca incessante pelo consumo fizeram com que as pessoas se distanciassem das religiões. O foco passou a ser o material.Para mudar a realidade criada, as religiões se posicionaram, usando a comunicação como um recurso fundamental.Verificou-se que os veículos de comunicação eram fundamentais para a difusão das crenças.Portanto,era preciso ter veículos de comunicação que divulgassem somente os valores cristãos.
A entrada da Igreja na mídia como “proprietária” de veículos de comunicação causou polêmicas no cenário midiático.Uns dos fatos que mais ganhou destaque foi a aquisição da Rede Record pela Igreja Universal do Reino de Deus, em 1989, criando, para muitos, um quadro distorcido.Ninguém esperava que outras religiões, além da católica, pudessem ter um grupo de comunicação.Entretanto,as igrejas neopentecostais são as que mais se utilizam da mídia, sobretudo da eletrônica para a propaganda religiosa,controlando a programação (quando não as finanças) de centenas de emissoras de rádio e televisão Brasil afora.O que se questiona com a aquisição de poderosas redes de comunicação são as finalidades deste fato, que vão desde a "comercialização da fé” até a difusão do Evangelho.Boa parte da programação religiosa hoje parece apenas seguir a lógica do mercado capitalista. O objetivo é o lucro,atraindo-se as massas.
Obs: Que fique claro que este post não consiste em criticar as práticas da religião evangélica e muito menos descrimina-lá.Trata-se de apenas mostrar como o setor midiático vê a aquisição dos meios de comunicação das igrejas(seja elas evangélicas ou não).
Curiosidades:
-No começo do século 20, o sociólogo alemão Max Weber publicou o texto clássico A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, no qual atribui a essa invenção de Calvino o sucesso do capitalismo em países evangélicos.Segundo ele,os protestantes obtiveram esse sucesso,pois a sua religião via o trabalho como uma vocação e possuia uma característica menos contemplativa.Ou seja,era um meio de mostrar como o indivíduo era abençoado por Deus,homenageando-o através do trabalho.Outro fator contribuinte era a oposição do ócio,da preguiça e da luxuria,fazendo que o fiel nunca deixasse de trabalhar,apenas em situações relacionadas à doenças.Assim,buscando sair-se bem na profissão,mostrando sua própria virtude e renunciando os prazeres materiais,os protestantes se adaptaram facilmente ao mercado de trabalho da época,acumulando capital- o lucro era apenas uma consequência- e reinvestindo produtivamente.
-No Brasil houve apenas algumas exceções, como os calvinistas franceses e holandeses que invadiram o país – o primeiro culto evangélico por estas terras foi celebrado por franceses no Rio de Janeiro, em 1557, só 57 anos depois da missa católica inaugural. Era proibido realizar cultos de qualquer religião que não o catolicismo no território português.
A liberdade religiosa no Brasil só veio com a independência, na Constituição de 1824, ainda que impondo restrições de que as reuniões acontecessem em locais que não tivessem “aparência exterior de templo”. No mesmo ano, alemães fundaram a primeira comunidade luterana do Brasil. Logo depois chegaram as correntes missionárias, como os metodistas, dispostas a pregar nas ruas para salvar almas. Eles caíram nas graças da elite intelectual republicana que, impressionada com a “ética protestante”, defendia a presença de evangélicos como condição para a modernização do país.
ATEÍSMO E AGNOSTICISMO
13:54 Ateísmo , Luiz Arthur , Religião 0 Comments
CATOLICISMO APOSTÓLICO ROMANO
19:56 catolicismo , Mateus Veiga , Religião 0 Comments
SEMANA DA RELIGIÃO
18:10 Luiza Martins , Mariana Matos , Religião , Sara Placidino 0 Comments
YOUTUBE E INFLUÊNCIA
18:40 Influencia , Luisa Pinheiro , mídias sociais , youtube 1 Comments
Quantas mídias você acessa?
Pesquise o que você quer ver
Popular Posts
Blog por:
Arquivo do blog
-
▼
2016
(23)
-
▼
julho
(23)
- A ISLAMOFOBIA
- SHENG NU
- CANDOMBLÉ & UMBANDA
- REPRESENTAÇÃO DO BRASIL
- Judaismo
- Testemunhas de Jeová
- KARDECISMO
- BUDISMO
- ISLAMISMO
- EVANGELISMO
- ATEÍSMO E AGNOSTICISMO
- CATOLICISMO APOSTÓLICO ROMANO
- SEMANA DA RELIGIÃO
- YOUTUBE E INFLUÊNCIA
- PARAOLIMPÍADAS RIO 2016
- "QUE EU SÓ QUERO É SER FELIZ"
- SEU PAPEL NO 2 DE OUTUBRO
- VAMOS VOTAR?
- TOP 5 FILMES SOBRE GÊNERO
- UM POEMA
- VOCÊ NÃO PRECISA TENTAR TANTO
- O INIMIGO DO MEU INIMIGO NÃO TEM MEU ABRIGO
- É NOSSA ESCOLHA
-
▼
julho
(23)
Posts por matéria
- Geografia (3)
- História (2)
- Sociologia (6)
3 comentários: