KARDECISMO
Você é um nobre no século XIX. A sua sociedade segue linhas filosóficas e científicas, a religião perde adeptos, o ceticismo é seu novo melhor amigo e a cada esquina uma teoria nova surge. Porém.... quando os rumores sobre mesas respondendo a perguntas de humanos chegaram até você, talvez por curiosidade ou vontade de desmascarar o sobrenatural, você foi. Na sua primeira sessão das mesas girantes.
Você entrou em um grande salão parisiense, com muitos nobres, e se posicionou sentado ao lado de um sujeito engraçado, que você não sabia mas se chamava Hippolyte Rivali, ou mais para frente, Allan Kardec.
E então a sessão começou. Alguém faria perguntas, e a mesa, que acreditavam estar sendo controlada por um espírito, bateria determinadas vezes e seria interpretado como "sim" ou "não", ou então um alfabeto seria colocado em cima da mesa e o espírito a moveria de acordo com a resposta que queria dar.
E foi exatamente isso que aconteceu, naquela noite fria, e agora misteriosa, no inverno de Paris. Você saiu atordoado, sem acreditar no que vira e se perguntando como tais movimentos foram possíveis. Talvez uma pegadinha de seus colegas? Explicação (científica) há de ter! Não é possível.....ou é?
Os primeiros estudos sobre o fenômeno das mesas girantes, de Michael Faraday, concluíram através de experimentos que isso acontecia em razão do efeito ideomotor¹ e que não havia nada de sobrenatural no que ele tinha presenciado.
Já Rivali não se satisfez com as explicações de Faraday, e iniciou sua própria série de experimentos. Entre os quais constatou que os sons gerados como respostas pelas mesas, ao serem decifrados, mostravam muito mais do que um simples "sim" ou "não", eram na verdade, respostas elaboradas, que respondiam com perfeito entendimento do que havia sido perguntado, logo,não poderiam ser explicadas com um conceito científico. Havia algo a mais ali.
Rivali era um adepto de rigorosos métodos de investigação e não fugia da razão na hora de explicar o que obtinha como resultado em suas experiências. Assim nasceu O Livro dos Espíritos, e com ele, o Espiritismo, que tem caráter científico, religioso e filosófico.
Quem é kardecista estuda muito, faz muita leitura e pesquisa, lê obras de outros médiuns (alguns tidas como obrigatórias), cada centro espírita conta com uma biblioteca, palestras e salas de aula. É um aprendizado constante, e este é um dos pilares dessa religião.
Acredita que todos somos espíritos e o nosso objetivo é a evolução total da alma, que é alcançada através do aprendizado obtido das nossas muitas reencarnações e da ajuda de outros espíritos que já alcançaram a purificação. Existem muitos planos e escalas do mundo espiritual (para onde seu espírito vai após sua morte carnal) e você irá reencarnar até completar sua evolução espiritual.
Você não reencarna assim que chega no plano espiritual, leva mais tempo.
O kardecismo acredita em Deus. Um deus onipotente, onipresente, onisciente, porém ele não tem forma, ele é um espírito.
O médium é quem incorpora o espírito e usa sua energia para ajudar em trabalhos espirituais e dar o passe.
Todas as pessoas tem o dom da mediunidade, porém em graus diferentes. Você só se tornará médium se estudar para isso e trabalhar o seu dom. Você faz isso dentro do seu centro, mas é sua escolha desenvolver a mediunidade ou não, pois ao fazê-lo você se torna um canal com o plano espiritual e sua interação com espíritos será constante.
Dar o passe significa que, você médium, incorporou um espírito (em um espaço apropriado para isso dentro de seu centro) e captou suas energias para transmiti-las para a pessoa que está sendo atendida. O passe é feito para que essa pessoa receba boas energias para que cure um problema ou preocupação, tanto do plano espiritual quanto carnal. O passe, dependendo da gravidade do problema, pode ser divido em sessões que serão específicas para o que você quer resolver.
Qualquer pessoa pode tomar o passe. Independe de cor, sexualidade, classe social, religião. Os kardecistas carregam a mensagem de servir ao povo, com amor e caridade. Se você quiser receber um passe, é só ir em um centro espírita e ver o horário de uma sessão.
A "Ave Maria" e o "Pai Nosso" são rezados pelos espíritas. Essa é uma religião cristã e segue os ensinamentos de Deus.
Os médiuns também podem receber mensagens de espíritos. O nome disso é psicografia. As mensagens são assinadas com o nome do médium e do espírito.
Existem espíritos ruins. Esses são chamados de obsessores e eles se apossam de uma pessoa, deixando-a irritada, doente, prejudicando em muitos sentidos. É possível afastá-los.
Os espíritos estão o tempo todo rondando a nossa vida, porém você precisa de um grau de mediunidade para vê-los (você nunca verá o que não quer).
Hoje em dia mais ou menos 3% da população do Brasil é espírita, e mesmo que comparada a outras religiões sua porcentagem seja baixa, o espiritismo ganha lugar na mídia brasileira.
A reencarnação é um tema muito recorrente nas novelas de drama, pois exploram o amor ao longos dos anos e das muitas vidas em que houve amor entre essas pessoas.
Na novela recente "Além do Tempo" Lívia e Felipe vivem um amor no século XIX e 150 anos depois se reencontram, e em um olhar ficam incomodados e surpresos com a sintonia instantânea.
Apesar da novela não entrar definitivamente no kardecismo, vemos as características da doutrina influenciando o enredo da novela.
Você não reencarna no mesmo corpo de suas vidas passadas. Você reencarna em uma vida com os mesmos espíritos da antiga, como a novela mostra, não é só a pessoa amada mas muitos outros. O que acontece é que, por exemplo, se em uma vida uma pessoa for sua tia, na próxima ela pode nascer sendo sua filha, e assim vai.
E você não lembra de nada mesmo, mas seu espírito sim, por isso essa sensação que os dois tiveram ao se verem pela "primeira" vez.
Outra novela, que dessa vez tinha um médium no elenco, foi "Alto Astral" e muitas outras, com a temática espírita como A Viagem, Alma Gêmea, Páginas da Vida, Escrito nas Estrelas, O Astro, Amor Eterno Amor, Amor à Vida.
Os espíritos entrando em corpos humanos e os influenciando, e Caique interagindo com eles em "Alto Astral"
Dona Guiomar sentindo a presença de Alexandre(que tinha se suicidado) em "A Viagem"
Cena final de Alma Gêmea, a partir do 5:40 de vídeo, aparecem todas as encarnações dos dois espíritos, e no final, eles seguindo para o plano espiritual.
O filme Nosso lar, um sucesso de bilheteria nacional, foi feito a partir do livro de Chico Xavier de mesmo nome, que é o médium que psicografou a história toda de André Luiz quando estava sob sua influência.
Chico Xavier é um dos nomes mais importantes do kardecismo brasileiro, uma das leituras tidas como obrigatórias para os estudantes kardecistas e a decisão de fazer um filme sobre isso dá notoriedade à suas ideias e à doutrina em si. O cinema tem um alcance muito grande, e além de ser uma história importante e respeitada pelos espíritas, consegue atingir um público mais leigo que muitas vezes só conhecia o senso comum dessa religião.
¹ Ideomotor: Efeito ideomotor. Os movimentos dos objetivos teriam acontecido devido á movimentos involuntários e inconscientes das pessoas ao redor. Leia mais sobre isso clicando aqui.
0 comentários: