SEU PAPEL NO 2 DE OUTUBRO
Você sabe o que vai acontecer no dia 2 de outubro de 2016?
Caso sua resposta tenha sido "não", saiba que é nesse dia que em todos os municípios brasileiros ocorrerão eleições para escolher seus prefeitos, vice prefeitos e vereadores.
Ainda não percebeu a importância desse fato? Então vamos continuar.
O prefeito é a principal autoridade política do município. É ele quem administra os serviços públicos, decide onde serão aplicados os recursos financeiros do município, quais obras e programas devem ser executados, assim como revogar e sancionar leis.
O vice prefeito assume o cargo de prefeito se algo acontecer, mas fora isso, ajuda o prefeito a administrar o município. E os vereadores são responsáveis por criar e discutir leis para o município e fiscalizar o trabalho do Executivo, no caso, o prefeito.
Ou seja, a qualidade do hospital que você será atendido, do transporte que você usa para trabalhar ou para o lazer, qual rumo o árduo dinheiro dos seus impostos irão, serão todos decididos daqui a quatro meses, em uma eleição que você nem se quer está prestando atenção.
O que eu quero mostrar é que sua vida como cidadão brasileiro é 100% afetada pelas decisões de quem assume esses cargos. Em um contexto de crise econômica do país, com a economia do Brasil estagnada e principalmente, instabilidade política, o voto é a arma mais poderosa da população, a forma que a gente tem de conseguir alguma mudança, de levar ao poder alguém que seja capaz de reverter esse quadro.
A história de "voto não muda nada", "vou votar em qualquer um mesmo" é um senso comum da nossa sociedade. A realidade de corrupção no Brasil é muito grave, e a maioria dos brasileiros não se sente confortável nem com as opções de candidatos, mas essa realidade só pode ser mudada com a ação da população, que se expressa através do voto.
Ter consciência política é essencial, mas não é o que acontece. O deputado que você vê na Câmara falando bobagens, foi eleito por voto, ou melhor, foi eleito porque o voto é majoritariamente subvalorizado. Não aprendemos sobre política nas escolas, nem na mídia, não é um costume do brasileiro ser ativo no meio político e discutir sobre isso, tampouco é um desejo dos políticos ter uma população consciente.
O desinteresse pelas eleições, a falta de discussões sobre políticas e debates sobre os candidatos, a desvalorização do voto, são costumes da maioria da população e que acabam prejudicando no resultado de quem assume o poder e, como uma bola de neve, os setores econômico, político e social.
É sim com a educação que esse problema consegue melhor ser resolvido, porém, melhorias na educação e conscientização do indivíduo não vão acontecer até que tenhamos no poder figuras que se importem com isso para fazer acontecer. E advinha? A gente consegue isso com o voto. É o que podemos fazer agora.
Mostre esse texto para todos que conhecer, explique para o máximo de pessoas que puder o que é uma eleição e o poder de voto de cada um, explique o que determinado cargo deve fazer, conscientize, a si próprio e a outros. Estamos sozinhos agora, lutando contra o Estado, contra a mídia. Ninguém fará esse trabalho se não você, eu, nós. Exerça sua função de cidadão e no dia 2 de outubro, VOTE! Pesquise o candidato que mais te representa ideologicamente e nunca pare de se informar e levar outras pessoas com você.
EU ESTAREI LÁ, E VOCÊ?
0 comentários: