SHENG NU
Há um estigma social na China que diz que mulheres devem se casar até os 25/27 anos, ou então serão mal vistas na sociedade e ficarão conhecidas como "Sheng nu", em tradução literal: "Mulheres que sobram".A marca de produtos de beleza SK-II, multinacional japonesa atuante em quatro continentes, lançou em abril deste ano, uma campanha chamada "Marriage Market Takeover", algo como "Invadindo o mercado de casamentos". É mostrado no vídeo a existência de uma praça pública onde os pais deixam os perfis de seus filhos à mostra, com suas características listadas, para que eles encontrem pretendentes.
Algumas das frases dessas mulheres...
- "As pessoas acreditam que dentro da sociedade chinesa uma mulher solteira é incompleta."
- "Aqui, respeitar seus pais é o que mais importa e é a sua melhor qualidade. Você não se casar é o maior sinal de desrespeito à eles."
- "Talvez eu esteja sendo egoísta. Eu só queria pedir desculpas aos meus pais."
- "Eu só queria que meus pais entendessem meu jeito de viver".
A sociedade tradicional chinesa defende que as mulheres devem priorizar o casamento e a maternidade, e o Partido Comunista Chinês defende essa ideia pois tenta lidar com o desequilíbrio de gênero na população do país, ocasionado pela política do filho único, hoje em dia revogada.
No entanto, pesquisas já apontam que há um verdadeiro momento de mudança entre as chinesas, que estão adotando um estilo de vida de solteira, focando em suas carreiras e querem quebrar esse estigma e o preconceito social que vivem. Grande parte desse preconceito e pressão para se casar vem dos pais, e pode ser percebida pelas suas falas no vídeo, como:
- "Ela tem uma aparência normal. Não é muito bonita. É por isso que está sobrando."
- "Está na hora de resolver esse problema (não estar casada). Não seja tão cruel comigo."
- "Eu não quero casar apenas por casar. Não viverei feliz assim."
- "Mesmo se estiver sozinha (sem o apoio dos pais), eu vou ser feliz, confiante e ter uma vida boa."
- "Ao oposto do termo "mulher que sobra", eu tenho uma carreira promissora e existe um outro termo para mim: mulher poderosa."
- "Eu quero ter o tempo para conhecer a pessoa certa."
- "Eu estou bem sozinha. Eu gosto de ser solteira, eu me sinto livre."
Logo em seguida seus pais foram levados para ver o que suas filhas tinham escrito. Todos se emocionaram, disseram que elas deveriam ser orgulhosas por serem desse jeito, que as amariam mesmo que não se casassem, a mãe que disse que sua filha tinha uma beleza "normal", disse chorando "minha filha é linda.".
O vídeo tem mais de 2 milhões de curtidas, viralizou nas redes sociais, e na China foi compartilhado mais de 20 mil vezes na rede social Weibo. Uma chinesa comentou: "Eu sou solteira e precisava ver esse vídeo para saber que não estou sozinha e não tomei as decisões erradas. É possível ser feliz sem um homem. Não deveríamos ser punidas por nossas escolhas, já que não estamos prejudicando ninguém".
A empresa fez o anúncio com o objetivo de empoderar as mulheres do mundo todo, e lançou a hastag #changedestiny ("mude seu destino") como um movimento para que mais mulheres se sintam confortáveis para lutar contra os paradigmas de suas sociedades.
A praça do "Marriage Market" foi tomada por dezenas de mulheres que fizeram o mesmo e mostraram seu orgulho em seres solteiras e resistindo às pressões da sociedade. Como disse a marca na descrição do vídeo, "mulheres independentes afirmando que querem controlar seu próprio destino".
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