ATEÍSMO E AGNOSTICISMO
Para desmistificar de uma vez por todas o ateísmo e o agnosticismo não começarei explicando o que essas duas palavras representam, começarei falando sobre o que elas NÃO querem dizer. Quando um indivíduo se considera ateu ou agnóstico isso não quer dizer que ele(a) seja satanista. Sim, é isso mesmo,por mais improvável que pareça muitas pessoas ainda acreditam que ateus e agnósticos acreditam e adoram o Diabo é isso está totalmente errado pois a palavra mesmo já significa a negação de divindades, a palavra ateu é de origem grega ἄθεος 'atheos' sendo "a" um prefixo de negação e "theos" deus/divindade por isso é equivocado falar que ateus acreditam no diabo pois se não acreditam nem em deus não haveria motivo de se acreditar no inimigo de algo que eles não achem que existam. Na verdade, ateus não só desacreditam em deus e no diabo como descartam qualquer possibilidade de alguma divindade existir e essa é a pequena diferença entre ateus e agnósticos, enquanto ateus não acreditam e descartam a possibilidade de deuses existirem os agnósticos não acreditam porém não descartam a possibilidade de um ser superior.
Um preconceito gritante, mas pouco considerado – mesmo por suas próprias vítimas – e estudado, campeia no Brasil: a ateofobia, intolerância contra ateus, definida por Macelo Druyan como “ódio, aversão ou discriminação de uma pessoa ou grupo de pessoas contra ateus e, consequentemente, contra o ateísmo”. Desde declarações de ódio nas redes sociais até desmembramentos violentos de famílias e amizades, a hostilidade ateofóbica acontece neste país com uma liberdade tão grande que os próprios ateus, que deveriam ser os primeiros a denunciá-la, permitem ser esculhambados e humilhados pelos religiosos que não aceitam o fato de existirem pessoas que não acreditam em nenhuma divindade. E caso você, caro leitor ainda não acredite que isso seja algo que realmente aconteça, deixo aqui alguns depoimentos:
Esses depoimentos - se quiser ver mais, clique aqui - só comprovam que por mais que haja uma lei que explicite a liberdade religiosa (Lei 16/2001, de 22 de Junho) ainda há pessoas intolerantes em todo o lugar mesmo sabendo que o que define uma pessoa é o seu caráter e não sua opção religiosa.
0 comentários: